Especial Bandas - Nirvana, estilo musical (post 3)


O Nirvana utilizava mudanças dinâmicas que passavam de calmas para barulhentas. Tal como o Pixies, o Nirvana mudou entre "poupar os encaixes de baixo-e-bateria e explosões apresentadas de guitarra e vocais gritando".


Perto do fim da sua vida, Cobain notou que a banda tornou-se entediada com a fórmula, encontrando-se limitada, mas expressou dúvidas de que a banda era qualificada o suficiente para tentar outra dinâmica.

O estilo da guitarra rítmica de Cobain, que se baseava em acordes poderosos, riffs de nota baixa, e uma técnica com a mão direita solta, apresentava os principais componentes para as canções da banda. Cobain costumava tocar inicialmente um riff verso de uma canção em um tom limpo, então dobrava ele com guitarras distorcidas quando ele repetia a parte. Cobain raramente fazia solos de guitarra padrão, optando por fazer ligeiras variações na melodia da canção como linhas de uma única nota. Os solos de Cobain eram em sua maioria baseados no blues e fora de sintonia, os quais o escritor musical Jon Chappell descreveu como "quase uma paródia iconoclasta da quebra tradicional instrumental".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...