Novo algoritmo suaviza imagens em 8-bits


Creio que a maior dificuldade de um gamer fissurado em jogos antigos de 8 bits, é jogá-los em TVs novas, hiper-ultra-mega-HDs. Você não sabe se está jogando Doom, Super Mario.... ou Xadrez...Sim, porque os pixels ficam tão destacados que é a mesma coisa você controlar um encanador narigudo e uma escada.

Pois a Microsoft em parceria com a Universidade Hebraica de Jerusalém criou um novo algoritmo capaz de transformar os pixels ligados diagonalmente em uma superfície de contorno curva.


Os autores da nova técnica, Johannes Kopf (Microsoft) e Dani Lischinski (Universidade Hebraica de Jerusalém), utilizaram uma técnica de interpolação estatística (saúde) conhecida por vizinho mais próximo (nearest neighbor).

Através da análise das características semelhantes entre os pontos vizinhos, é feita uma série de cálculos e uma interpolação. Ou seja, é gerada uma curva de tendência para conectá-los de forma que a transição entre eles fique mais suave. Assim, a imagem é vetorizada. Como consequência ela pode ser ampliada sem sofrer distorções. Isso pode ser visto em programas que transformam imagens matriciais em vetores como o Illustrator ou o Flash (ambos da Adobe).

Mas o algoritmo em questão foi otimizado para trabalhar com essas imagens em 8 bits tomando decisões computacionalmente complexas, pois é difícil para um computador dizer se um padrão de pixels em xadrez é uma curva. Pois essa nova forma de vetorização coloca bordas mais rígidas e até sombreamento de modo mais convincente focando nos jogos de 8 bits. O que é fácil prever seu uso em emuladores e mesmo em consoles modernos.





 Impressionante como fica perfeito né?
Infelizmente...isso não acontece com todos os jogos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...