Especial Bandas - Nirvana, Primeiros lançamentos (post 1)


O Nirvana lançou o seu primeiro single, "Love Buzz", em novembro de 1988 pela gravadora independente Sub Pop, de Seattle.[14] No mês seguinte, a banda começou a gravar o seu álbum de estreia, Bleach, com o produtor local Jack Endino.


 Bleach foi extremamente influenciado pelo rock pesado do Melvins e do Mudhoney, pelo punk rock da década de 1980, e pelo heavy metal do Black Sabbath da década de 1970. Novoselic disse em uma entrevista de 2001 com a Rolling Stone que a banda tinha tocado uma fita em sua van durante a turnê que tinha de um lado um álbum do The Smithereens e do outro um álbum da banda de black metal Celtic Frost, e notou que a combinação, provavelmente, teve uma influência também.

O dinheiro para as sessões de gravação de Bleach, listado como US$ 606,17 no álbum, foi fornecido por Jason Everman. Everman foi posteriormente trazido para a banda como um segundo guitarrista. Embora Everman realmente não tocar no álbum, ele recebeu um crédito em Bleach porque, de acordo com Novoselic, eles "queriam que ele se sentisse mais a vontade na banda

Pouco antes do lançamento do álbum, o Nirvana insistiu em assinar um contrato mais extenso com a gravadora, tornando o grupo a primeira banda a fazer isso com a gravadora.
 
Após o lançamento de Bleach em junho de 1989, o Nirvana embarcou em sua primeira turnê nacional,[19] e o álbum se tornou o preferido das estações de rádio universitárias nacionalmente.

Devido ao crescente descontentamento com Everman ao longo da turnê, o Nirvana cancelou as últimas datas e voltou para Washington. Ninguém disse a Everman que ele foi demitido na hora, embora mais tarde Everman afirmar que ele de fato deixou o grupo.

Apesar da Sub Pop não promover Bleach tanto quanto os outros lançamentos, ele foi um vendedor estável,[22] e obteve vendas iniciais de 40,000 cópias.[23] Contudo, Cobain estava chateado pela ausência da promoção e distribuição do álbum pela gravadora.[22] No final de 1989, a banda gravou o EP Blew com o produtor Steve Fisk.[24]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...