Agora é oficial! Depois de centenas de boatos e rumores, finalmente a Google apresentou o que o mundo inteiro estava tentando descobrir. Em uma conferência no QG da empresa em Mountain View, na Califórnia, Bradley Horowitz, vice-presidente de produtos falou o que todos queriam ouvir.
A nova ferramenta se chama Google Buzz e é mais uma tentativa da Google em fazer sucesso com redes sociais. O anúncio começou com um discurso sobre as redes sociais e a necessidade de compartilhar tudo em tempo real, que nasceu com o Twitter. Com estes temas ficou fácil saber qual era a cara do Buzz.
Tiros na água
A Google parece não ter sorte quando se fala em redes sociais. Ao lançar o Orkut, em 2004, a empresa chamou a atenção, mas com a invasão de brasileiros, indianos e outros países, os norte-americanos perderam o interesse pelo site de relacionamentos. Sendo assim, Orkut é sinônimo de sucesso em alguns países, mas carta fora do baralho para a Google.
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O mesmo aconteceu com o Wave e com outra plataforma nos moldes Second Life, chamada Lively. Ambas morreram na praia e a “onda” do Wave virou uma marolinha, pois ninguém sabe ao certo para que ele serve.
Como vai funcionar?
O Google Buzz vai se integrar ao Gmail, sendo assim, sob o link da caixa de entrada, os usuários do serviço que já tiverem suas contas migradas, podem conferir o link “
” ao entrar no Gmail. A nova ferramenta trabalha com integração maciça aos serviços Google e aposta na interação, pois você pode compartilhar vídeos do YouTube, fotos do Picasa, mostrar onde está através do Google Maps e muito mais.
Para conhecer um pouco mais sobre o serviço, assista ao vídeo a seguir:
Cinco características
O evento começou com a apresentação das cinco principais características do Buzz:
1. Auto following: Pessoas com que você trocou ou troca emails são adicionadas automaticamente como contatos. Isso já acontece com o Gtalk.
2. Compartilhamento rápido: com a integração com o YouTube, Picasa, Flickr, Google Reader, Twitter e Google Chat, fica mais fácil compartilhar vídeos, fotos, feeds e recados. É possível até usar o “reply” do Twitter, com @ e tudo.
3. Compartilhamento público ou privado: é possível compartilhar vários tipos de conteúdo e definir se eles serão públicos ou exclusivos aos seus contatos.
4. Integração com a caixa de entrada: o que é postado no Buzz, volta para você em formato resumo por email. E o melhor, você pode continuar a conversa pela sua caixa de entrada.
5. Só coisas boas: o usuário pode usar o Buzz para aprovar ou não uma mensagem de um contato. Logo abaixo da mensagem há um botão para “gostar” ou não. Além disso, o próprio serviço recomenda postagens interessantes que combinam com você.
Onde você estiver
Além de todos esses serviços de sucesso, o Buzz vai se conectar ao Google Maps e, com uma camada especial, exibir sua posição e a de amigos ou usuários Buzz usando o geo-tagging. Sendo assim, ao acessar o serviço, ele busca por pessoas conectadas perto de você e as exibe na tela.
Ainda é possível localizar pessoas próximas ou procurar por amigos. Basta mudar a opção “Nearby” para “Following” e ver onde as pessoas que você segue estão. Vale lembrar que o Buzz está disponível apenas no iPhone e celulares com Android.
Para completar o pacote, o Google Maps sugere endereços como: restaurantes, cinemas, shoppings, bares e baladas ao seu redor. Com isso, é mais fácil acertar no convite, pois você sabe que a pessoa está perto de você e de um lugar interessante.
Para conhecer mais e melhor essas e outras funções do Buzz em dispositivos móveis, assista ao vídeo a seguir.
Tenha calma
A nova funcionalidade do Gmail ainda não está disponível para todos os usuários. De acordo com a Google, dentro de alguns dias todos podem acessar o Buzz pelo Gmail. Além da paciência, é bom saber que o serviço não exige convite para entrar, ao contrário do Google Wave e Orkut. Portanto, tome cuidado ao receber emails com anexos ou links oferecendo convites, pois eles não existem.
Qual a utilidade?
Sergey Brin, um dos fundadores da Google, salientou na conferência que as redes sociais em geral fazem as pessoas perderem tempo. Com o Buzz será o contrário, pois ao agrupar tantas ferramentas em um só lugar, ele contribuirá para o aumento da produtividade. Será?
Obviamente, não se pode dizer que o Buzz serve para isso e ponto, afinal há inúmeras possibilidades de uso. Assim como o Twitter, que teve sua utilidade descoberta aos poucos, o Buzz pretende seguir o mesmo caminho. Só esperamos que não seja o mesmo do Wave.
Depois de hoje, a Google escancarou para o mundo que não quer mais ficar para trás no mundo das redes sociais, pois até a Microsoft já tem a sua integrada ao Hotmail. Só resta torcer para que o Gmail não seja sobrecarregado de funcionalidades e perca sua principal característica: ser fácil de usar.
A nova ferramenta se chama Google Buzz e é mais uma tentativa da Google em fazer sucesso com redes sociais. O anúncio começou com um discurso sobre as redes sociais e a necessidade de compartilhar tudo em tempo real, que nasceu com o Twitter. Com estes temas ficou fácil saber qual era a cara do Buzz.
Tiros na água
A Google parece não ter sorte quando se fala em redes sociais. Ao lançar o Orkut, em 2004, a empresa chamou a atenção, mas com a invasão de brasileiros, indianos e outros países, os norte-americanos perderam o interesse pelo site de relacionamentos. Sendo assim, Orkut é sinônimo de sucesso em alguns países, mas carta fora do baralho para a Google.
O mesmo aconteceu com o Wave e com outra plataforma nos moldes Second Life, chamada Lively. Ambas morreram na praia e a “onda” do Wave virou uma marolinha, pois ninguém sabe ao certo para que ele serve.
Como vai funcionar?
O Google Buzz vai se integrar ao Gmail, sendo assim, sob o link da caixa de entrada, os usuários do serviço que já tiverem suas contas migradas, podem conferir o link “
O evento começou com a apresentação das cinco principais características do Buzz:
1. Auto following: Pessoas com que você trocou ou troca emails são adicionadas automaticamente como contatos. Isso já acontece com o Gtalk.
Além de todos esses serviços de sucesso, o Buzz vai se conectar ao Google Maps e, com uma camada especial, exibir sua posição e a de amigos ou usuários Buzz usando o geo-tagging. Sendo assim, ao acessar o serviço, ele busca por pessoas conectadas perto de você e as exibe na tela.
Ainda é possível localizar pessoas próximas ou procurar por amigos. Basta mudar a opção “Nearby” para “Following” e ver onde as pessoas que você segue estão. Vale lembrar que o Buzz está disponível apenas no iPhone e celulares com Android.
Para completar o pacote, o Google Maps sugere endereços como: restaurantes, cinemas, shoppings, bares e baladas ao seu redor. Com isso, é mais fácil acertar no convite, pois você sabe que a pessoa está perto de você e de um lugar interessante.
A nova funcionalidade do Gmail ainda não está disponível para todos os usuários. De acordo com a Google, dentro de alguns dias todos podem acessar o Buzz pelo Gmail. Além da paciência, é bom saber que o serviço não exige convite para entrar, ao contrário do Google Wave e Orkut. Portanto, tome cuidado ao receber emails com anexos ou links oferecendo convites, pois eles não existem.
Sergey Brin, um dos fundadores da Google, salientou na conferência que as redes sociais em geral fazem as pessoas perderem tempo. Com o Buzz será o contrário, pois ao agrupar tantas ferramentas em um só lugar, ele contribuirá para o aumento da produtividade. Será?
Depois de hoje, a Google escancarou para o mundo que não quer mais ficar para trás no mundo das redes sociais, pois até a Microsoft já tem a sua integrada ao Hotmail. Só resta torcer para que o Gmail não seja sobrecarregado de funcionalidades e perca sua principal característica: ser fácil de usar.
Leia mais em: http://tecmundo.com.br/3616-google-buzz-gmail-com-uma-pitada-de-rede-social.htm#ixzz1Nwp6cgU5
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