Os requisitos oficiais são dois: primeiro, ser homem; segundo, ser católico.
Como se tornar um papa? Ou, mais especificamente, como se tornar o bispo de Roma e líder da Igreja Católica? Os requisitos oficiais são dois: primeiro, ser homem; segundo, ser católico. Parece fácil demais? Na verdade, o papa é eleito pelo bispos cardeais, e eles preferem um deles próprios para se tornar o Papa. A última vez que uma pessoa de fora foi escolhida foi há mais de 600 anos. Então o terceiro requisito, não-oficial, é ser um cardeal. E como isso acontece?
[Curiosidades]
• Até o final do século passado, para se certificar de que o papa realmente havia falecido, o cardeal tesoureiro batia levemente em sua cabeça com um martelo de prata, três vezes, enquanto pronunciava seu nome civil. Se o papa não respondesse, ele estava oficialmente morto.
• Uma das lendas diz que já houve uma mulher que chegou à posição de papa. A Papisa Joana, do século IX, teria se disfarçado de homem e se tornado papa. Ela teria sido descoberta anos depois, quando estava grávida e, durante uma procissão de Páscoa, teria caído do cavalo e dado à luz o seu bebê.
• A Profecia dos Papas é uma série de 112 frases em latim, publicados por um monge beneditino em 1595. Cada frase prevê e descreve um dos papas. Segundo essa profecia, o próximo papa é o último antes da destruição de Roma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário